Ícone do frevo: Maestro Nunes morre aos 85 anos

A música pernambucana amanhaceu de luto nesta quarta-feira (14). Morreu, no início desta manhã, aos 85 anos, o Maestro Nunes, um dos ícones do frevo no estado. O artista estava internado no Hospital Nossa Senhora do Ó, em Paulista, no Grande Recife, e não resistiu a complicações de um problema pulmonar.

Músico e arranjador, o Maestro Nunes se formou em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Regência pela Faculdade de Filosofia de Recife. Em 1972 o maestro fundou a Escola Musical do Frevo, que tinha como público-alvo os filhos dos presidentes das agremiações carnavalescas e crianças de comunidades de baixa renda. Começou a tocar em bandas do interior de Pernambuco aos 9 anos. Em 1950, mudou-se para Recife, onde integrou diversas bandas, dentre elas a Banda Manoel Óleo, a Banda União Operária da Macaxeira e a Banda do Liceu de Artes e Ofícios. Integrou também a Banda do Cassino Americano e a Banda da Cidade do Recife.

Participou do MCP (Movimento de Cultura Popular). Compôs, durante a carreira, mais de três mil frevos, tendo gravado mais de vinte, entre eles, "Cabelo de Fogo", um dos mais famosos. Em 1966, teve sua composição "Frevo de Mocotó" gravada no disco "Frevos para o Carnaval", gravado pela Grande Orquestra de Coro Chantecler , lançado pelo selo Chantecler CMG.

Em 2003, seu primeiro disco, "Locomotiva do Frevo", foi relançado, contendo alguns frevos inéditos. Além de terem se baseado em temas de voga, as músicas inéditas também homenagearam agremiações carnavalescas, como o Segura o Talo, da Turma da Jaqueira e o Acorda Povo, de Afogados. Em 2010, lançou um CD contendo quatorze faixas, sendo todas elas frevos de rua. G1

Contato com o Blog: redacaojuniorduarte@gmail.com
Telefone:(81) 9 8779-3763
Google +

Quem é Sávio Duarte

Um cidadão que acredita no poder da transformação das coisas e das pessoas através do pleno conhecimento dos direitos e deveres de cada um. Meu maior instrumento de luta por uma sociedade justa e igualitária é a informação livre e imparcial.
    Comente com o Google+
    Comente com o Facebook

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários aqui postados, são de inteira responsabilidade de seus autores.

Copyright © BLOG JÚNIOR DUARTE
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL
HOME     PERFIL     VÍDEOS     ENTREVISTAS     CONTATOS
facebook    twitter        soundcloud    youtube    google+