Empreendedora fatura com bolsas de materiais da fauna e flora brasileiras

Quem conhece e gosta de bolsas de luxo sabe que é difícil falar deste mercado sem citar as marcas francesas Dior, Chanel e Victor Hugo. Essas grifes, presentes em praticamente todos os mercados do mundo, também dominam o setor no Brasil e dificultam o surgimento de marcas nacionais. Mas isso não desmotivou a paulista Denise Gerassi, 54 anos, de começar seu próprio negócio.  Na verdade, a falta de concorrência de produtos do mercado nacional foi o que a motivou a criar sua marca de bolsas homônima.

Desde 2014, Denise, que é formada em química e farmácia, é a CEO e fundadora da marca Denise Gerassi, empresa de bolsas de couro com design sofisticado e produzidas com materiais tipicamente brasileiros. Denise atuou pela maior parte da vida em sua área de atuação. "Mas em 2010, pensei em empreender no mercado de bolsas, algo pelo que sempre fui muito apaixonada”, diz a paulista.

Somado à sua paixão prévia, a oportunidade de explorar o mercado nacional de bolsas de luxo foi outro fator importante. “Sempre vi as mulheres brasileiras usando os mesmos produtos e modelos, não via nada de criativo ou diferente feito no país. Então quis fazer minha própria coleção”, afirma.
Para entender melhor o mercado em que atuaria, ela foi buscar consultorias especializadas na área de design para ajudar a desenvolver suas bolsas, e em sustentabilidade, para ter dicas de como reaproveitar resíduos. “Desde o início, eu queria criar uma marca com a cara do Brasil. Pensava em produzir bolsas feitas a partir de materiais típicos do país e que tivessem não só uma aparência artesanal, mas também sofisticada”, diz.

Aliando a essência de brasilidade ao fator sustentabilidade, as bolsas de couro nobre da marca são decoradas com produtos reaproveitados e que costumam ser descartados por outras indústrias. É o caso das tiras de couro de cabra, pele de pescada amarela e pirarucu e das sementes de jarina que enfeitam seus produtos. Esses “resíduos”, inclusive, são os protagonistas dos acessórios. “Primeiro nós escolhemos os materiais que queremos usar para, depois, pensar no modelo da bolsa”, afirma Denise.

O processo criativo de desenhar os produtos é realizado por Denise e assessorado por uma equipe de moda e design. Posteriormente, os modelos são produzidos por uma fábrica terceirizada em São Paulo.
                       
No total, a empresa tem 30 modelos da marca. Os valores das bolsas vão de R$ 400 até R$ 1,9 mil. Desde 2014, o faturamento anual da Denise Gerassi é de cerca de R$ 600 mil por ano.

No Brasil, a marca é vendida em um e-commerce próprio. Mas a principal aposta mesmo é o mercado internacional – e os primeiros passos nesse sentido já estão sendo dados: Denise já levou sua marca para feiras em países como Colômbia, Estados Unidos, Itália e Portugal. “Nós, brasileiras, sempre sonhamos com bolsas vindas do mercado exterior. Meu objetivo é levar uma marca nacional que as estrangeiras também queiram”, afirma Denise. Fonte: PE&GN 

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