Pequenos negócios são responsáveis por metade do peixe produzido no país

O brasileiro está tendo a oportunidade, ao longo de toda a primeira quinzena de setembro, de comprar peixe ou consumir pratos produzidos à base do produto com melhores preços, além de conhecer as vantagens nutricionais desse tipo de alimento. Acontece em todo o país, até o dia 15 de setembro, uma campanha que já se firmou no calendário nacional e se estabeleceu como um dos três mais importantes períodos de venda de peixe no Brasil. Os donos de pequenos negócios vêm aumentando a participação neste mercado há quatro anos e hoje são responsáveis por cerca de metade de todo o peixe produzido no país. Esses produtores respondem por aproximadamente 640 mil toneladas de peixe e movimentam cerca de R$ 4 bilhões por ano. 

O Sebrae  tem participado das mobilizações em torno da Semana Nacional do Peixe, juntamente com o Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura (Compesca), para estimular o aumento do consumo do produto no país. Nos últimos quatro anos, quando se intensificou a participação das pequenas empresas no segmento da Aquicultura e pesca, o Sebrae atendeu 6.800 empreendedores do meio rural do segmento da piscicultura em programas e consultorias, com investimento de cerca de R$ 31 milhões.

Nos últimos anos, a aquicultura brasileira tem experimentado constantes transformações, consolidando-se como uma das principais atividades do agronegócio brasileiro e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outros órgãos do governo federal, a produção nacional de pescado em 2014 foi de 1.326.726 toneladas, sendo que, desse total, 765.287 toneladas foram de origem da pesca, representando 57,68%; e 561.439 toneladas advindos da aquicultura, 42,31%.

A tilápia é a variedade de peixe mais produzida no país e onde os pequenos negócios mais têm se destacado. O estado do Paraná é atualmente o maior produtor brasileiro e é onde se verifica uma forte atuação de cooperativas que têm conseguido levar sua produção para todo o país. Somente nas cidades de Toledo e Cascavel (na região oeste do Paraná) existem 22 frigoríficos de peixes de cultivo. Fonte: Pequenas empresas & grandes negócios 

Contato com o Blog: redacaojuniorduarte@gmail.com
Telefone:(81) 9 8779-3763
Google +

Quem é Júnior Duarte

Um cidadão que acredita no poder da transformação das coisas e das pessoas através do pleno conhecimento dos direitos e deveres de cada um. Meu maior instrumento de luta por uma sociedade justa e igualitária é a informação livre e imparcial.
    Comente com o Google+
    Comente com o Facebook

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários aqui postados, são de inteira responsabilidade de seus autores.

Copyright © BLOG JÚNIOR DUARTE
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL
HOME     PERFIL     VÍDEOS     ENTREVISTAS     CONTATOS
facebook    twitter        soundcloud    youtube    google+