86% das empresas têm pendências de impostos e irregularidades

Burocracia. O que essa palavra te lembra? Demora, ineficiência, processos complicados são algumas das conexões que vêm à mente de qualquer um. É sobre esse tópico que a Endeavor busca jogar luz com uma pesquisa A burocracia no ciclo de vida das empresas, recém-lançada, feita em parceria com a  EY, Ibracem, Insper, Neoway e SEDI. Nesta sexta-feira, o estudo será apresentado em evento no Insper.

Segundo o levantamento, o tempo médio para a abertura de empresas no Brasil é de 64 dias para empresas de serviços, 95 dias para comércio e 110 dias para a indústria. Para Guilherme Fowler, coordenador da Cátedra Endeavor no Insper, isso chama a atenção em comparação com o tempo médio em outros países. “Segundo relatório do Banco Mundial, em Nova York, leva-se quatro dias para abrir uma empresa. No Chile, são cinco dias e meio”, afirmou.

O processo que mais demora no Brasil é o alvará do Corpo de Bombeiros. Em média, esse tempo é de 37 dias para empresas de serviços e de 52 dias para a indústria. “Para a indústria, é claro que o Corpo de Bombeiros tem de estar atento, mas mesmo para empresas com negócios mais simples, há uma média elevada de dias”, disse ele.

“Um grande ponto é que a burocracia na abertura de empresas se traduz como uma barreira de entrada”, afirma Fowler. “Com isso, empresas ineficientes que eventualmente conseguem acessar o mercado [abrir uma empresa], e não têm tanto incentivo para serem mais eficientes, porque de alguma forma estão protegidas por essa barreira”.

Ele apontou outro impasse causado por essa burocracia na hora de abrir uma empresa: isso acaba assustando empreendedores estrangeiros que se interessam em investir no Brasil. “Imagina o que pensa um empreendedor chileno, que está acostumado a abrir uma empresa em cinco dias, quando vê esse cenário brasileiro?”. Fonte: PE&GN 

Contato com o Blog: redacaojuniorduarte@gmail.com
Telefone:(81) 9 8779-3763
Google +

Quem é Júnior Duarte

Um cidadão que acredita no poder da transformação das coisas e das pessoas através do pleno conhecimento dos direitos e deveres de cada um. Meu maior instrumento de luta por uma sociedade justa e igualitária é a informação livre e imparcial.
    Comente com o Google+
    Comente com o Facebook

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários aqui postados, são de inteira responsabilidade de seus autores.

Copyright © BLOG JÚNIOR DUARTE
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL
HOME     PERFIL     VÍDEOS     ENTREVISTAS     CONTATOS
facebook    twitter        soundcloud    youtube    google+