Pernambuco é autorizado a exportar frutas cítricas

Pernambuco reconquistou o direito de vender limões e laranjas para outros estados brasileiros, que estava suspenso desde março. É que o Estado recebeu, na segunda-feira (2), o título de área com praga ausente para o cancro cítrico, doença que danifica essas frutas e passou a ser combatida com mais rigor pelo Ministério de Agricultura, Pecuária de Abastecimento no início do ano.

Diretora de defesa e inspeção vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Raquel Miranda explicou que o cancro cítrico é uma doença causada por uma bactéria e que se espalha rápido, provocando lesões nos frutos e nas folhas das plantas cítricas. A produção também é reduzida. Por isso, a venda fica comprometida. 

Atento ao problema, o Ministério da Agricultura publicou uma resolução, em setembro de 2016, dando 180 dias para que os estados brasileiros mostrassem que estavam livres da praga. O prazo, no entanto, expirou em fevereiro e Pernambuco só apresentou o seu levantamento há cerca de dois meses. 

“Sem o levantamento, o estado fica com o status de risco desconhecido e isso não permite o trânsito de nenhuma variedade de frutas citrus - laranja, limão e tangerina - para outro estado”, explicou Raquel. Ela reconheceu que as operações de venda estavam suspensas em Pernambuco, mas alegou que foi preciso se adaptar às novas exigências federais. “Já fazemos levantamentos, mas, a partir da instrução, passamos a colher mais detalhes e informações”, disse. 

O trabalho, realizado em todas as áreas produtivas do Estado, foi concluído neste ano e não encontrou ocorrências da praga. Por isso, decreto publicado ontem pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura reconheceu Pernambuco como área com praga ausente para o cancro cítrico, abrindo espaço para que a produção na Zona da Mata e no Vale do São Francisco voltassem a ser vendidas para outros estados. Fonte: Folha de Pernambuco 

Contato com o Blog: redacaojuniorduarte@gmail.com 
Telefone:(81) 9 8779-3763
Google +

Quem é Júnior Duarte

Um cidadão que acredita no poder da transformação das coisas e das pessoas através do pleno conhecimento dos direitos e deveres de cada um. Meu maior instrumento de luta por uma sociedade justa e igualitária é a informação livre e imparcial.
    Comente com o Google+
    Comente com o Facebook

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários aqui postados, são de inteira responsabilidade de seus autores.

Copyright © BLOG JÚNIOR DUARTE
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL
HOME     PERFIL     VÍDEOS     ENTREVISTAS     CONTATOS
facebook    twitter        soundcloud    youtube    google+