Prefeitos debatem futuro do Polo de Confecções do Agreste

Na noite desta quinta-feira (5) o Estilo Moda Pernambuco 2017, principal evento de moda do Agreste, promoveu o painel 'O futuro do Polo de Confecções'. Estiveram na mesa os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, Caruaru, Raquel Lyra e Toritama, Edilson Tavares.

O painel foi dividido em três etapas e teve como principal objetivo provocar reflexões sobre o papel do poder público e da iniciativa privada na projeção do que o polo de confecções deve ser nos próximos anos. As discussões foram mediadas pelo jornalista Ney Lima.

Na primeira fase, os empresários Allan Carneiro (síndico do Moda Center), Arnaldo Xavier (Diretor da Rota do Mar) e Bruno Bezerra (Governança Empreendedora) elencaram as principais ameaças para o polo de confecções.

Além da falta de água e do estado crítico das principais rodovias que dão acesso ao polo, a mudança na postura do consumidor com a inserção de ferramentas tecnológicas e a decisão de como lidar com o crescimento do público varejista nos centros atacadistas de confecções do polo foram apontados pelos empresários como desafios de médio e prazo.

Os empreendedores também citaram o aumento da entrada de produtos chineses contrabandeados no mercado local, fenômeno que atinge todo o país, a necessidade de acabar com a rivalidade entre as cidades e de criar uma pauta comum como problemas que precisam de discussões e soluções conjuntas para garantir o futuro de uma das atividades que mais emprega e gera renda em Pernambuco.

Em seguida, na segunda parte, os prefeitos apresentaram projetos que estão sendo desenvolvidos nas suas cidades visando minimizar vários problemas apontados inicialmente pelos empresários. O anfitrião do evento, Edson Vieira, destacou a importância de debater com os vizinhos o futuro do polo.

“É muito importante para a cidade sediar o EMP e mostrar para todo o país a nossa confecção. Neste encontro tivemos uma ótima oportunidade de entender melhor e discutir o futuro do Polo de Confecções”, disse.

O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, destacou a necessidade da união dos municípios. “Essa é uma oportunidade do polo passar a ser verdadeiramente um polo. Como gestores, não podemos nos dar mais ao luxo de sermos concorrentes”, frisou.

A prefeita Raquel Lyra destacou um protocolo que foi criado entre o trio de prefeitos para ações futuras. “Tivemos a possibilidade de reunir os nossos desafios. Saímos com um protocolo de intenções para trabalhar de modo coordenado estratégias para que a gente possa continuar fortalecendo o Polo de Confecções, criando estratégias únicas”, aposta. Fonte: G1 

Contato com o Blog: redacaojuniorduarte@gmail.com
Telefone:(81) 9 8779-3763
Google +

Quem é Júnior Duarte

Um cidadão que acredita no poder da transformação das coisas e das pessoas através do pleno conhecimento dos direitos e deveres de cada um. Meu maior instrumento de luta por uma sociedade justa e igualitária é a informação livre e imparcial.
    Comente com o Google+
    Comente com o Facebook

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários aqui postados, são de inteira responsabilidade de seus autores.

Copyright © BLOG JÚNIOR DUARTE
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL
HOME     PERFIL     VÍDEOS     ENTREVISTAS     CONTATOS
facebook    twitter        soundcloud    youtube    google+